Santa Casa de Guaxupé tem 100% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19

Por Rodrigo Matarazzo em 02/07/2020 às 22:01:28
Hospital atende microrregião com oito municípios. Projeto prevê implantação de novos dez leitos na Santa Casa da cidade. Santa Casa de Guaxupé tem 100% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19

A Santa Casa de Guaxupé (MG) atingiu 100% de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para tratamento de Covid-19 nesta quinta-feira (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos sete locais disponíveis, todos estão sendo utilizados. Para amenizar o problema, o hospital anunciou que tem um projeto para aumentar a capacidade de atendimento para o novo coronavírus.

A lotação dos leitos disponíveis para Covid-19 foi explicada pela secretária de Saúde de Guaxupé, Daniela Bettelli. Segundo ela, a cidade é sede de uma microrregião que atende oito municípios. Nenhum dos dos pacientes atualmente no hospital são de Guaxupé, mas sim de outras localidades.

"[Atualmente] temos quatro pacientes do município de Juruaia, dois de Guaranésia e m paciente de Campestre. Guaxupé é sede de microrregião, atende mais oito municípios. Destes municípios temos dois [pacientes] de Campestre, que faz parte da microrregião de Alfenas. Mas com a dificuldade de medicamentos do hospital de Alfenas, esse paciente veio transferido para Guaxupé", descreveu.

Santa Casa de Guaxupé tem 100% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19

Ascom / Prefeitura Guaxupé

Projeto para ampliação de leitos

Para que este problema seja ao menos amenizado, a Santa Casa de Guaxupé tem projeto em andamento para a ampliação de leitos de UTI para Covid-19. É prevista a instalação de dez novos locais específicos para tratamento de coronavírus.

Para isso, segundo a assessoria da Santa Casa, o Governo Federal repassou R$ 2,7 milhões para a prefeitura, que transferiu o valor para que o hospital compre os equipamentos necessários para a ampliação de atendimento para o vírus.

"É muito grande nossa preocupação com essa taxa de ocupação tão alta. Nós estamos trabalhando já, desde o mês de março, para conseguir ampliação desses leitos de UTI. Estamos com todos os orçamentos prontos para aquisição de equipamentos e estamos em processo de compra [de equipamentos]", revelou a secretária de Saúde.

Secretária de Saúde de Guaxupé (MG) explica projeto de implantação e ações contra a Covid-19

Reprodução/EPTV

Aumento de testagens

A secretária Daniela Bettelli revelou que a Prefeitura de Guaxupé tem intensificado as testagens relacionadas ao novo coronavírus na cidade. Além disso, ela destaca a necessidade de cuidados da população em relação à Covid-19.

"Nós intensificamos as testagens dos pacientes sintomáticos e temos no município uma unidade sentinela em que todos os pacientes que tem qualquer tipo de sintoma [relacionado à Covid-19] passam por atendimento e recebem testagem quando enquadrado no protocolo. Estamos trabalhando com muita consciência, com muita responsabilidade e pedindo para que as pessoas, se puderem, fiquem nas suas casas. A gente pretende cuidar de todo mundo da melhor forma, mas, infelizmente, não depende só de nós", salientou.

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Guaxupé, a cidade contabiliza 108 contaminações pelo novo coronavírus, sendo duas mortes em decorrência da doença.

Estes dados são referentes a boletins diários informados por prefeituras e podem apresentar divergências com os já divulgados pelo Estado, devido a períodos diferentes de fechamento. O G1 Sul de Minas informa diariamente por volta de 11h os dados do Estado e ao final do dia, novos casos divulgados em boletins municipais.

Leitos de UTI na região

Além de Guaxupé, outras cidades divulgaram a quantidade de leitos de UTI para Covid-19 em utilização nesta quinta-feira (2).

Alfenas – Santa Casa: 10 leitos, sendo sete em ocupação;

Poços de Caldas – 47 leitos, sendo 15 em ocupação;

Varginha – quatro em uso dos oito disponíveis no Hospital Regional, nenhum ocupado dos oito disponíveis do Hospital de Campanha e também nenhum ocupado dos dois existentes no Hospital Bom Pastor;

Pouso Alegre – 38 leitos disponíveis, sendo que 65% estão ocupados.

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1

ANUNCIE
ANUNCIOU VENDEU 2

Comentários

ANUNCIE