Orientações para participação nas Missas Presenciais apenas na Matriz de Santo Antônio em Jacutinga

Por Paróquia de Santo Antônio em 31/07/2020 às 16:00:37

1. As missas acontecerão com número reduzido de fiéis (100 vagas disponíveis por Missa), conforme orientação da CNBB, da Arquidiocese de Pouso Alegre e das autoridades sanitárias do município. Para cada missa teremos uma Equipe Sanitária treinada e capacitada para a execução dos protocolos de segurança mediante treinamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.

2. Os fiéis idosos acima de 60 anos, os enfermos, são "orientados" a permanecerem em casa participando das missas pelas redes socais e canais de televisão de inspiração católica.

3. As crianças que não fizeram a primeira comunhão são "orientadas" a ficarem em casa com um responsável maior de idade.

4. Caso os pais insistam em levar os filhos, eles serão contabilizados no número de fiéis, o que equivale que para cada criança o agendamento será contabilizado como um fiel participante.

5. Para cada missa serão oferecidas 100 vagas de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.

6. Para reservar (AGENDAMENTO) o fiel deverá entrar em contato na secretaria paroquial via telefone: 3443-1109, ou pessoalmente - de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O fiel terá seu nome anotado na lista do horário da Missa escolhida. Atenção (Exemplo): Se o fiel fez seu agendamento para participar de uma Missa às 18h no domingo, e comparecer na Igreja às 10h da manhã não poderá participar, pois os lugares são contabilizados de acordo com o agendamento. Fique atento ao seu horário marcado e chegue com antecedência para evitar aglomeração à porta de entrada.

7. Nesta primeira fase teremos Missas somente na Igreja Matriz São Antônio com início no dia 02 de agosto (Domingo), às 7h, às 10h e às 18h. E de terça-feira a sábado às 19h.

8. O fiel poderá escolher qual horário de Missa deseja participar desde que haja vaga disponível para o horário escolhido. Importante: O fiel só poderá participar de mais de uma Missa mensal se tivermos vagas disponíveis restantes.

09. Como cuidado preventivo e demonstração de nosso carinho com a saúde do Pe. Maurício Pieroni, Pe. Genésio Donatti e o Frei Donizeti (Pais Idosos), e acolhendo as orientações de nosso Arcebispo, estamos liberando-o da presidência das Missas com a presença dos fiéis até que a situação da pandemia esteja normalizada.

10. Para a participação na missa é obrigatório o uso da máscara durante toda a celebração. A máscara deverá ser retirada somente no momento de receber a comunhão eucarística, sendo recolocada logo em seguida. Em hipótese alguma será permitido ficar sem máscara durante a celebração litúrgica, exceto no momento de comungar.

11. À porta de entrada os membros da Equipe de voluntários irão conferir o nome do fiel na lista de presença, em seguida irão indicar para higienização das mãos do fiel com álcool em Gel, e serão orientados a se dirigem ao lugar indicado por um dos membros da Equipe de voluntários.

12. Após a higienização das mãos o fiel deverá aguardar o início da missa no local indicado nos bancos. Está expressamente proibido ficar conversando com outras pessoas antes do início ou após o término da missa.

13. Os bancos estarão marcados com um sinal visível onde o fiel deverá sentar-se.

14. Neste momento de retomada das missas apenas o sacerdote e o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística irão distribuir a Eucaristia (A comunhão será distribuída exclusivamente nas mãos), usando máscara, higienizando as mãos com álcool em gel antes e após a distribuição da Eucaristia.

15. O diálogo individual da Comunhão: "Corpo de Cristo" será realizado uma única vez por quem preside e de forma coletiva. A forma mais segura de colocar a hóstia na mão do fiel será com os braços em extensão máxima, sejam os braços de quem entrega a hóstia, sejam os braços da pessoa que recebe, favorecendo, assim, a distância de dois metros entre elas, em fila única, com sinalização adequada no piso.

16. Após a bênção final o fiel deverá imediatamente deixar a Igreja. Está expressamente proibido ficar conversando no interior da Igreja. Caso isto ocorra, a Equipe Sanitária, irá gentilmente solicitar ao fiel que possa deixar o recinto para a realização das medidas de higienização necessárias.

17. Após a missa, a Equipe Sanitária irá higienizar todos os bancos, e demais itens usados na missa.

18. À saída, o fiel encontrará "DOIS COFRES" onde poderá fazer a sua oferta.

19. Está expressamente proibido o uso dos banheiros e bebedouro na sacristia. Os que desejarem, poderão trazer de casa sua água em recipiente próprio.

20. Está expressamente proibida a entrada na sacristia. Apenas aqueles que irão auxiliar na missa terão acesso liberado.

21.Estão expressamente proibidos qualquer manifestação física de afeto ou respeito como apertos de mãos, beijos no rosto, abraços.

22. Por tempo indeterminado não teremos a procissão de entrada com a equipe de celebração, somente o padre e o Acólito/Coroinha (Cruz processual). A equipe de celebração deverá estar em seus respectivos lugares antes do início da missa.

23. Após a bênção final a ordem de saída será a seguinte: as primeiras pessoas a sair devem ser as que estão mais próximas da porta de saída, evitando, desta forma, que as pessoas se cruzem. A Equipe Sanitária auxiliará os presentes.

24. Seremos extremamente rígidos no cumprimento das normas protocolares. Não abriremos exceção para ninguém.

Fonte: Paróquia de Santo Antônio

ANUNCIE
ANUNCIOU VENDEU 2

Comentários

ANUNCIE