Unifal produz cabine de ventilação que ajuda no tratamento de internados com a Covid-19

Por Rodrigo Matarazzo em 03/08/2020 às 15:30:21
Segundo diretor de hospital, equipamento diminui a contaminação local das equipes médicas na linha de frente do enfrentamento à doença. Unifal produz cabine de ventilação que ajuda no tratamento de internados

Pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (MG) trabalham na produção de uma cabine de ventilação não invasiva que ajuda no tratamento de internados com a Covid-19. O sistema envolve o paciente para proteção da equipe médica, que atua na linha de frente contra a doença.

A cabine protege os profissionais de saúde de contaminação e facilita os trabalhos de ventilação. O sistema tem mostrado resultados e a Unifal já disponibilizou duas cabines para uso na Santa Casa da cidade.

A estrutura é feita de PVC e vinil, com aberturas laterais em zíper para que o profissional possa manusear o equipamento sem ter contato com a pessoa infectada. Uma exaustão com filtro bacteriológico permite que o ar seja filtrado.

Cabine de ventilação não invasiva é desenvolvida na Unifal

Unifal

"Elas dão um auxílio muito interessante no combate à Covid porque diminui a contaminação local, protege a equipe de enfermagem e a equipe médica, e elas permitem o uso da ventilação não invasiva. Sem o uso dessas cápsulas, não era viável porque aumenta muito a contaminação. O uso da ventilação não invasiva auxilia alguns pacientes a não precisar de ventilação mecânica. Inclusive dois pacientes já foram auxiliados. Isso mostra que pequenas ações já ajudam bastante", explicou o direto clínico da Santa Casa de Alfenas, Carlos Marcelo de Barros.

O objetivo da universidade é produzir pelo menos 50 unidades. Parte da tecnologia em 3D é desenvolvida no próprio campus. Algumas peças são compradas por licitação. Com a chegada das peças, a montagem feita.

"Assim que nós entregamos a primeira cabine na semana passada, no outro dia já tivemos um retorno positivo. Nos animou muito. A demora é porque o sistema de compra demora, até empenhar, chegar até o fornecedor e nos enviar. Nosso planejamento é produzir as 50 unidades. Mas vamos correr atrás pra fazer o número pra atender a região, os nossos hospitais, é uma doação, nossa parcela de contribuição para enfrentamento ao Covid", explicou o diretor do departamento de infraestrutura da Unifal, José Antônio Ramos.

Unifal trabalha em cabine que ajuda no tratamento da Covid-19

Reprodução/EPTV

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1

ANUNCIE
ANUNCIOU VENDEU 2

Comentários

ANUNCIE