Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Covid-19

Vacinação contra covid-19 para maiores de 75 anos não tem data prevista


  • Lídia Rodrigues Dantas, 31, recebendo a primeira dose da vacina contra a covid-19 Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Lidia Rodrigues Marques, primeira vacinada contra covid-19 no DF Ed Alves/CB D.A Press

  • O que você precisa saber sobre a vacinação contra a covid-19


    Público-alvo

    Nesta primeira fase, serão vacinados apenas os profissionais que atuam na linha de frente contra a covid-19, idosos e pessoas com alguma deficiência que estão em instituições de longa permanência, bem como os cuidadores que atuam nessas instituições e indígenas. A Secretaria de Saúde ressalta que qualquer pessoa que esteja fora desses grupos devem aguardar as próximas etapas.

    Tenho mais de 75 anos, entro nessa fase de vacinação?

    Não. Idosos maiores de 75 anos estavam, inicialmente, no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19 na primeira fase. No entanto, pelo número reduzido de doses que foram disponibilizadas neste primeiro momento, este grupo passou a integrar a segunda etapa de vacinação. Portanto, idosos não devem procurar os postos de saúde e nem os hospitais para receber a primeira dose da vacina.

    Quais profissionais da saúde vão receber a vacina?

    Entre os profissionais listados pela Secretaria de Saúde estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam nas unidades de terapia intensiva (UTIs) para tratar pacientes com novo coronavírus. Os trabalhadores administrativos responsáveis pela ficha de atendimento dos pacientes também serão contemplados, assim como os vigilantes e os profissionais de limpeza de hospitais e das unidades básicas de saúde (UBSs). Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipes do Corpo de Bombeiros Militar que fazem o atendimento pré-hospitalar e profissionais da atenção primária que estão no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

    Estou entre os grupos prioritários, como devo proceder?

    Se trabalha em unidade hospitalar pública, procure informações no local onde atua. A vacina será aplicada no dia de folga do profissional. Quem atua na rede particular, deve procurar o hospital mais próximo da residência. Haverá controle de quem já foi vacinado, com ficha cadastral atrelada ao CPF da pessoa, além da entrega de comprovante da primeira dose. É de extrema importância guardar o comprovante, para garantir a aplicação da segunda dose da vacina do mesmo fabricante.

    Já tive covid-19, posso tomar a vacina?

    Sim. O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Alexandre Garcia, esclareceu durante coletiva de imprensa que quem já teve a doença deve ser vacinado também. Especialistas e infectologistas orientam que se deve tomar a vacina depois de 30 dias após o diagnóstico positivo para a covid-19. O reforço na imunização visa garantir que a pessoa não tenha casos de reinfecção na forma grave. Estudos mostram vários casos de reinfecção, ou seja, os anticorpos produzidos durante a doença não são sustentáveis por longo tempo. Com a vacina, a resposta imunológica é mais duradoura.

     

     


     


    UOL

    Covid-19

    Assine o Portal!

    Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

    Assinar Grátis!

    Assine o Portal!

    Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

    Assinar Grátis!