Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Covid-19

'Todos os profissionais da linha de frente serão imunizados', garante Okumoto


Com o início da vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal, o secretário de Saúde Osnei Okumoto assegurou a imunização dos profissionais de saúde e todas as pessoas que estão em contato direto com o vírus. “Essas pessoas deverão ser imunizadas porque o risco é muito maior quando elas estão ali na linha de frente no combate à pandemia”, disse o chefe da pasta durante entrevista ao CB Poder, uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília.

Como exemplo das pessoas que fazem parte deste primeiro momento de imunização, o chefe da pasta citou os primeiros profissionais vacinados na manhã desta terça-feira (19/1). Lidia Rodrigues Dantas, enfermeira que atua no box de emergência do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi a primeira a ser vacinada. “Além dela, uma técnica de enfermagem, uma médica, uma fisioterapeuta, o agente de segurança, que fica na entrada do atendimento desses pacientes, e a auxiliar de limpeza, que faz a limpeza dos box de emergência do pronto socorro e da UTI, foram imunizados”, explicou Okumoto.

No caso dos idosos acima dos 60 anos em instituição de acolhimento ou asilos, que também fazem parte desta primeira etapa, as chamadas unidades volantes serão utilizadas para imunizar essas pessoas. “São seis unidades volantes que estarão indo até as instituições porque esses pacientes não podem sair dali e se dirigirem até uma unidade de saúde, onde o risco de adquirir a doença pode ser maior”, explicou Osnei Okumoto. Já nos hospitais, uma equipe de vacinação estará passando em cada área específica, como o pronto socorro e as salas de UTI, a fim de imunizar os trabalhadores do local.

Segundo o secretário de Saúde, a previsão é que 51 mil pessoas sejam vacinadas com a primeira dose, entre o período de cinco a 14 dias. O Distrito Federal recebeu o total de 106 mil doses da vacina chinesa CoronaVac, que foram disponibilizadas em 15 hospitais da rede pública.

*Estagiária sob supervisão de Alexandre de Paula

UOL

Covid-19

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!