Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PANDEMIA

Primeiros idosos são vacinados contra a covid-19 no DF


A primeira idosa a ser vacinada contra a covid-19 no Distrito Federal tem 76 anos e vive no Lar dos Velhinhos Maria Madalena. "Eu estou feliz da vida porque sou a primeira pessoa (idosa) do DF a ser vacinada, em nome de Jesus", disse Glória Neri, ao receber a dose do imunizante. Ela faz parte do grupo de 122 idosos e 91 cuidadores da unidade que foram vacinados nesta terça-feira (19/1), primeiro dia da campanha na capital federal.

Isolados há meses, muitos deles ficaram sem receber visitas dos familiares para evitar contaminação pelo coronavírus. "Eu me sinto feliz em colaborar com a Saúde Pública do Brasil em prol da saúde de todos os meus conterrâneos. Falo conterrâneos porque eu sou do Amazonas e eles estão no pico. Então eu me sinto feliz de colaborar, de alguma forma, para a melhoria do nosso país, e do mundo inteiro", declarou Gracy Oliveira, de 91 anos, que também vive no Lar dos Velhinhos e foi a segunda a receber a dose da CoronaVac.

As vacinas foram aplicadas pelos profissionais da Atenção Primária da Região de Saúde Centro-Sul. A secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) e primeira-dama do DF, Maiara Noronha Rocha, acompanhou o início da vacinação no lar que abriga 92 idosos conveniados da Sedes.

“Um potinho (referindo-se ao frasco da vacina) tão pequeno e tão cheio de esperança. Nesse dia, nessa casa, nesse lar, temos a oportunidade de traduzir a palavra esperança para esses idosos que tanto aguardaram por esse dia. Isso mostra o compromisso de todo o governo do Distrito Federal com o grupo de risco, em especial com os mais vulneráveis”, declarou a secretária. O Lar dos Velhinhos também abriga 30 idosos de forma particular.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, também compareceu à unidade. Ele afirmou que “acompanhar de perto a vacinação dos idosos que estão nas Instituições de Longa Permanência é muito gratificante, traz esperança, até sanidade para pessoas que estão em isolamento há muito tempo”.

Primeira vacinada no DF é enfermeira

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no Distrito Federal pelo Hospital Regional da Asa Norte. A enfermeira Lídia Rodrigues, que atua no box de emergência da unidade de saúde, foi a primeira vacinada. De acordo com a Secretaria de Saúde, ao todo, 15 hospitais públicos do DF estão vacinando profissionais de saúde que atuam na linha de frente nas redes pública e privada, vigilantes e auxiliares de limpeza.

A escolha do local de vacinação é facultativa a esses profissionais. Os demais membros do grupo da primeira fase receberão as doses nas instituições e nas aldeias indígenas.

Outros grupos prioritários, como idosos que não vivem em asilos, ainda não estão contemplados. Até o momento, foram recebidas 106.160 doses da vacina, o suficiente para abranger 53.080 pessoas, já que a administração ocorre em duas doses, no intervalo de 14 dias.

Com informações da Agência da Saúde

 

UOL

PANDEMIA

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!