Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sul de Minas

Itajubá recebe doses de CoronaVac, faz primeiras imunizações e define datas de vacinação


Enfermeira Eliane Quintiliano, Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, foi a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 na cidade. Enfermeira Eliane Quintiliano, que é Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, foi primeira vacinada em Itajubá (MG)

Divulgação/Prefeitura de Itajubá

Itajubá retirou as primeiras 1.727 doses da vacina contra a Covid-19 na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (MG) na tarde desta quarta-feira (20). Logo após os imunizantes chegarem à cidade, foi realizada solenidade de início da vacinação na cidade. A primeira pessoa a receber a imunização na cidade foi a enfermeira Eliane Quintiliano, que é Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Eliane trabalha há 25 anos na Prefeitura de Itajubá e atualmente coordena uma equipe de 12 colaboradores que acompanha diariamente os testes de Covid-19 realizados no município para a elaboração do “Boletim Epidemiológico”, além de direcionar os casos e esclarecer as dúvidas da população e das instituições de saúde.

O Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e a Secretária Adjunta de Saúde, Maria Goretti Ferreira Parada Oliveira, acompanharam as primeiras vacinações feitas na Policlínica Amilcar Pellon.

“Quero pedir a paciência da nossa população, pois novas remessas da vacina chegarão ao longo de todo o ano de 2021. Juntos, nós vamos vencer a batalha contra esse vírus”, ressaltou o prefeito.

Na solenidade, foram vacinados também outros profissionais que estiveram, nos últimos meses, na linha de frente do combate à pandemia causada pelo novo coronavírus: Rose Marchetti (enfermeira do Setor de Imunizações), Tiago Rômulo de Morais (responsável pelas testagens para Covid-19 no SUS), Lys Maciel da Costa (médica do ESF Santa Rosa), Danielli Almeida (enfermeira do ESF Vila Isabel), Lilian Campos (técnica de Enfermagem na Policlínica da Varginha), Milton Angélico de Paula (responsável pelas testagens para Covid-19 no Hospital de Clínicas), Jamily Martins (enfermeira da Santa Casa), Daniela Fernanda Rossi (técnica de Enfermagem do SAMU), Maria Teresinha de Lima Ribeiro (auxiliar de Enfermagem do Saúde Ceam) e Vanessa Rodrigues Oliveira Agrícola (enfermeira responsável técnica do Hospital Unimed).

As técnicas de Enfermagem do Setor de Imunizações, Maria Genilda Borges e Alaíde de Lourdes Pinto, fizeram a vacinação de todos os profissionais e, em seguida, vacinaram uma a outra.

Vacinações

Itajubá, de acordo com a prefeitura, seguirá o protocolo de vacinação do Ministério da Saúde. Serão vacinados, prioritariamente, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19; idosos institucionalizados que vivem em asilos, casas de repouso e vilas vicentinas; e pessoas com deficiência maiores de 18 anos em regime de internato. As vacinas do primeiro lote serão aplicadas conforme cronograma abaixo:

21/01 (quinta-feira) – Vacinadores, médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem das unidades de saúde;

22/01 (sexta-feira) – Idosos institucionalizados;

25 a 27/01 (segunda a quarta-feira) – Profissionais da linha de frente do Hospital de Clínicas, Santa Casa, Unimed e Ceam.

Covid-19 em Itajubá

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Itajubá contabiliza 2.430 contaminações pela Covid-19, sendo 87 mortes em decorrência da doença.

VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do G1 Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!