Jornal 2

Projeto abre seleção para dar bolsas a alunos do DF que queiram estudar em universidade pública

Por Rodrigo Matarazzo em 01/09/2019 às 15:45:05

Inscrições são gratuitas e vão até 1º de setembro. Candidatos precisam ter renda familiar média de até R$ 1.497. Aula em anfiteatro da Universidade de Brasília (UnB)

Isa Lima/UnB Agência

O Projeto Gauss abriu inscrições, neste domingo (1º), para estudantes de rede pública receberem bolsas de estudos. A organização não governamental (ONG) concede auxílio para jovens de Brasília, de São Paulo e do Sergipe sem condições de pagar por cursos preparatórios para vestibulares de universidades federais.

As inscrições são gratuitas. No Distrito Federal, o prazo de inscrição vai de 1º de setembro a 31 de outubro. O edital pode ser consultado no site do projeto.

No capital federal, serão oferecidas neste ano de três a cinco vagas de bolsistas integrais para curso preparatório de vestibular. Os selecionados também vão receber auxílio transporte e alimentação, acompanhamento multidisciplinar – escolar e pessoal, psicológico e pedagógico – e programa de mentoria individualizada.

Estudantes do Projeto Gauss. O Projeto atua no DF desde 2017

Reprodução

Requisitos

Para participarem do processo seletivo, segundo o projeto, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

Estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública ou já ter cursado o ensino médio em escola pública;

Ter renda familiar mensal média de até um salário mínimo e meio (R$ 1.497);

Ter, preferencialmente, entre 17 e 25 anos de idade em 1º de janeiro de 2020;

Morar no Distrito Federal ou ter disponibilidade de se mudar para Brasília;

Ter bom rendimento escolar e sonhar em cursar uma universidade de excelência.

Seleção

A seleção será dividida em três etapas: inscrição e prova on-line, prova presencial e, por último, entrevista pessoal e familiar. A primeira etapa, de inscrição, ocorre de 1º de setembro a 31 de outubro. No momento da inscrição, o candidato terá de realizar uma prova on-line composta por 15 questões.

Para a próxima etapa, serão selecionados candidatos que tiveram nota média ou superior a 5 pontos na prova on-line. A segunda prova, presencial, está marcada para 24 de novembro no Colégio Pódion, na Asa Norte.

Serão convocados para a terceira etapa os 15 melhores candidatos, que tiveram uma nota média superior a 50%. Os candidatos selecionados terão de preencher um questionário escolar e socioeconômico.

Sala de estudos do Projeto Gauss em Brasília (DF)

André Freire/Projeto Gauss

Na terceira e última etapa, os selecionados que responderam aos questionários no prazo serão convocados para a realização da entrevista pessoal e familiar. Esta fase é dividida em duas partes: na primeira, o candidato será entrevistado sozinho; na seguinte, junto dos familiares que moram na mesma casa.

O resultado do processo seletivo para 2020 será informado aos candidatos convocados para a terceira fase, por e-mail e por mensagem telefônica, até 1º de fevereiro de 2020, para início imediato.

*Sob supervisão de Maria Helena Martinho

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Fonte: Globo.com

Tags:   G1
ANUNCIE
ANUNCIOU VENDEU 2

Comentários

ANUNCIE