Jornal 2

IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais está com inscrições abertas

Entre os dias 20 e 22 de setembro, a cidade de Andradas/MG será sede da IX Seminário Imigração Italiana que acontecerá pela primeira vez no Sul de Minas

Por Redação em 06/09/2019 às 21:11:45

Entre os dias 20 e 22 de setembro, a cidade de Andradas/MG será sede da IX Seminário Imigração Italiana que acontecerá pela primeira vez no Sul de Minas.

Além das pesquisas históricas, o Seminário propõe um debate sobre formas de desenvolvimento local e sustentável, comuns na Itália, e que podem ser reproduzidas no Brasil. Para falar sobre o assunto, o Seminário contará com a presença de dois convidados italianos, especialistas em agroturismo.

Por causa do crescimento da produção do café, a região do Sul de Minas viu surgir, entre o final do século XIX e o início do século XX, uma explosão migratória vindo da Itália. Milhares de famílias vieram tentar a sorte trabalhando nas fazendas de café do entorno, que compreende também o Oeste paulista. Atraídos pelas oportunidades de trabalho em território mineiro, bem como pela expansão da rede ferroviária na região, muitos italianos se deslocaram de São Paulo para o Sul mineiro. Com o tempo, compraram pequenas porções de terras e se estabeleceram em cidades como Poços de Caldas, Andradas e Ouro Fino.

Por suas características fortemente ligadas às tradições e ao trabalho em família, por seu caráter sustentável e por suas relações com o campo e com a natureza, o agroturismo italiano é um modelo que pode perfeitamente se adequar à realidade local do Sul de Minas; especialmente entre os descendentes que conservam laços históricos com os hábitos e os costumes da Itália. Este será um dos eixos temáticos a serem debatidos durante o Seminário.

O Seminário da Imigração Italiana em MG é um evento anual que envolve palestras, debates, exposições e trocas de conhecimento sobre a história e a importância da presença italiana no Estado. Busca, também, incentivar intercâmbios culturais e comerciais entre Minas e a Itália, por meio de discussões sobre temáticas atuais e pertinentes acerca do que ocorre lá e aqui.

Para falar sobre o agroturismo na Itália, dois convidados italianos, experts no tema, participarão dos debates durante o Seminário. O primeiro é o romano Carlo Hausmann, doutor em Ciências Agrárias, diretor general da Agro Camera que integra a Câmara de Comércio de Roma. Hausmann é especialista em desenvolvimento rural, produções alimentares típicas e agriturismo. O segundo convidado italiano é o professor Saverio Senni, do Departamento de Ciências Agrárias e Florestais da Universidade de Tuscia, em Viterbo.

O professor Luiz Antônio Genghini apresentará um trabalho no sábado dia 21.

No dia 19 de setembro o cônsul italiano Dario Savarese visitará Monte Sião e se encontrará com o prefeito as 15 horas.

Todo o evento é gratuito e aberto para o público em geral. As palestras e mesas são transmitidas ao vivo, podendo ser acompanhadas via Facebook e YouTube, nos canais do Seminário.

Mais informações e inscrições no site: www.ponteentreculturas.com.br/seminario2019

O IX Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais é uma realização de: Associação Ponte entre Culturas; Circolo Italiano di Andradas; Prefeitura Municipal de Andradas; Consulado da Itália em Belo Horizonte; Ministério da Cidadania – Governo do Brasil; Lei Federal de Incentivo à Cultura;

O evento contará com diversos apoiadores entre eles o Círculo Ítalo Brasileiro de Monte Sion.

Fonte: Tonogiro

Comunicar erro
ANUNCIE
ANUNCIOU VENDEU 2

Comentários

ANUNCIE